Tipos de Cervejas
As variedades de cerveja seguem crescendo. Já são mais de 150 estilos, e muitos contam com derivações. Entretanto, falaremos um pouco sobre alguns dos tipos básicos, e fica o convite para o aprofundamento da experiência e degustações dos estilos e suas variações a serem encontradas em diferentes regiões do planeta. São eles:
PORTER E STOUT
A porter nasceu em Londres e foi a primeira cerveja amplamente comercializada, no início do século XVIII.
PERFIL
Quando malteadores e cervejeiros aprenderam a torrar o malte em temperaturas mais altas, a porter escureceu, desenvolvendo sabores que lembram o café e chocolate. Em geral, adiciona-se bastante lúpulo para dar amargor. Podem ser secas ou doces.
TEOR ALCOÓLICO
De 4% a 8%, entre outras variedades mais fortes.
DUBBEL E TRIPEL
A Bélgica talvez seja o país responsável pelo maior números de estilos de cervejas. Dubblel e tripel indicam o teor alcoólico das cervejas ales.
PERFIL
Dubbel é uma cerveja acastanhada, maltada, com amargor leve e caráter frutado. Tripel, mais forte, doce e dourada, apresenta colarinho denso, cremoso.
TEOR ALCOÓLICO
Dubbel entre 6% e 8%, tripel chegam a 10%.
ALE E BITTER
Ale é uma família na qual se destaca a bitter, que surgiu na Inglaterra. Sua aceitação se deu, em parte, pela rapidez com que podia ser servida, direto do barril, após alguns dias de maturação. Muitos consideram a ale de barril, sem pasteurização, a obra-prima de um mestre cervejeiro.
PERFIL
Ale e bitter se destacam pela cor profunda de cobre ou bronze, resultado do uso de maltes escuros, mas não é incomum uma ale dourada.
TEOR ALCOÓLICO
Geralmente abaixo dos 4%, mas podem ser encontradas versões mais fortes.
HELLES
Cerveja leve, clara, cor amarelo ouro. Característica da região de Munique, Alemanha.
PERFIL
Amargor mais pronunciado e malte mais perceptível.
TEOR ALCOÓLICO
De 5% a 7%. A bock é a versão mais forte do gênero.
PILSEN
As cervejas tipo pilsen da Boêmia e outras regiões da República Tcheca conquistaram o mundo.
PERFIL
O gosto dos lúpulos herbáceos devem harmonizar com a doçura do malte tipo pilsen.
TEOR ALCOÓLICO
4% a 6%.
TRIGO
A cerveja alemã de trigo, chamada weiss (branca) ou weizen (trigo), leva trigo com cevada maltada. Sem filtragem é conhecida como hefeweiss ou hefeweizen; filtradas como kristal. Versões holandesas e belgas, witte ou bière blanche, podem levar ervas, como semente de coentro, ou adições como casca de laranja.
PERFIL
É característica em algumas receitas notas de cravo e banana.
TEOR ALCOÓLICO
Entre 3% e 7%.
BELGIAN WHITE (WIT)
Cerveja de trigo belga com adição de cascas de laranja e sementes de coentro. Tem coloração bem pálida e é produzida com trigo não maltado, cevada maltada e temperada com sementes de coentro e casca de laranja.
PERFIL
Intensa, turva e condimentada. Apresenta notas frutadas.
TEOR ALCOÓLICO
4% a 6%
IBU
10-17
IMPERIAL STOUT
As primeiras versões foram exportadas pelos ingleses, principalmente para a corte russa tsarista. Catarina, a Grande, concedeu a designação imperial a elas.
PERFIL
Cerveja intensa, ousada, complexa; cor do cobre escuro ao preto. Na versão mais forte tem sabor rico, maltado e doce em alguns casos. Oferece muitos aromas, inclusive alguns bastante complexos.
TEROR ALCOÓLICO
Acima dos 8%.
AMERICA ALE
O estilo foi reinventado pelo movimento cervejeiro americano. As variedades por lá se caracterizam pela adição de lúpulos locais, mais florais e cítricos.
PERFIL
A american ale vai do ouro intenso ao cobre escuro. Em geral é mais ácida, devido a utilização dos lúpulos cítricos, equilibrados pelo malte.
TEOR ALCOÓLICO
Não chega a ser incomuns exemplares com mais de 8%.