Glossário Cervejeiro
ABV: Sigla de Alcohol by Volume, "Álcool por Volume" em inglês. É definido como o volume em ml de etanol puro em 100 ml de uma solução a 20°C. Ou seja, uma cerveja com 10% de ABV contém 10 ml de etanol puro a cada 100 ml de cerveja.
Cervejaria cigana: Cervejaria que não tem fábrica própria, ou seja, terceiriza sua produção na fábrica de outra cervejaria.
Growler: Garrafão para transporte de cerveja. Geralmente feito de cerâmica, vidro ou aço inox. Existem growlers de diferentes capacidades, sendo o mais comum entre 1 e 3 Litros.
IBU: Sigla de International Bitterness Unit. É uma escala para medir o amargor nas cervejas, sendo que 1 IBU = 1 mg de alfa ácido (α-ácido) isomerizado por Litro de cerveja. Quanto mais alto o valor, mais amarga é a cerveja.
Reinheitsgebot: Nome em alemão da Lei de Pureza Alemã, promulgada em 1516 pelo Duque Guilherme IV da Baviera. Determinava que apenas três ingredientes eram permitidos na produção de cerveja: água, malte e lúpulo. Está em vigência até hoje, com diversas atualizações como a inclusão da levedura, na época desconhecida.
Zitologia: O estudo da cerveja. O nome vem do grego "Zythos", palavra usada pelos egípcios para se referir a cerveja.
Off Flavor: Defeito sensorial encontrado nas cervejas devido à falhas de produção, armazenamento, transporte e/ou serviço.
Ácido Acético: é quando a cerveja tem cheiro e gosto de vinagre, está azeda. Ocorre principalmente por causa da contaminação bacteriana na cerveja após a fervura.
Diacetil: é quando a cerveja apresenta um aroma que se assemelha a manteiga ou manteiga de pipoca, também chamado de off flavor. Mais fácil de ser percebido e encontrado nas cervejas claras de baixa fermentação, e mais difícil de se perceber nas cervejas escuras e mais fortes.