Escolas Cervejeiras
A partir da idade média os europeus começaram a disseminar a cultura cervejeira pelo continente, e foi nesta época que os estilos começaram a surgir em regiões onde o clima favorecia o cultivo de grãos, principalmente o trigo e a cevada, em vez de uvas.
Principalmente nas regiões que correspondem hoje a Alemanha, Bélgica e Inglaterra a cerveja se desenvolveu e consolidou um grande mercado consumidor.
Em virtude da comunicação precária entre estes países, cada qual desenvolveu suas técnicas sem interferência externa, por isso cada escola possui características específicas.
Já a recente Escola Norte Americana começou a se desenvolver a partir da década de 1970, em virtude dos criativos e inventivos cervejeiros caseiros americanos, os quais se inspiravam nos estilos das escolas europeias para criar cervejas com estilos característicos, criando assim uma nova escola cervejeira.
Portanto, atualmente podemos definir 4 escolas cervejeiras, três tradicionais e seculares e uma que está se desenvolvendo há poucas décadas. Cada uma delas apresenta características peculiares que fazem parte da história, cultura e tradição dos países que representam. São elas: