Escola Belga
A escola belga traz criações cervejeiras mais ousadas e se destaca pela criatividade e sabores complexos. Mesmo em um território tão pequeno a Bélgica possui mais de 200 cervejarias, quase 1000 marcas e dezenas de estilos próprios.
Com suas Ales bastante complexas, a Bélgica produz suas cervejas com uso de vários tipos de ingredientes, sejam eles outros cereais ou até mesmo frutas, condimentos e especiarias.
Também se destacam por produzirem cervejas mais alcoólicas, com teor passando de 10% de álcool. Outra característica são seus aromas e sabores que vão do ácido, condimentado e frutado, ao adocicado e alcoólico, isso graças ao uso da levedura belga.
Os estilos belgas mais clássicos são as Dubbel, Tripel, Quadruppel, Blonde Ale, Witbier, Fruit Beer, Lambic, Strong Golden Ale, e Gueuze. Entre outras, suas principais marcas são: Delirium, Leffe, Hoegaarden, Chimay e Duvel. E é na Bélgica também que estão seis dos 11 mosteiros trapistas, os quais produzem as famosas e mais cultuadas cervejas do mundo, são eles: Achel, Chimay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren.
A Bélgica também foi um dos primeiros países a usar a cerveja na gastronomia, tanto para preparar pratos tendo a cerveja como ingrediente, quanto para harmonização em restaurantes.
Muitos consideram a Bélgica um paraíso cervejeiro, título mais que merecido, e apesar de ser um país territorialmente pequeno, tem um importante papel na história da cerveja mundial e mais de duzentas cervejarias.
Conheça algumas das principais cervejarias no GUIA BÉLGICA.